ID: 60567
Autoria:
Welliton Saulo Da Costa, Luciana Francisco de Abreu Ronconi, Elaine Cristina de Oliveira Menezes.
Fonte:
Revista do Serviço Público, v. 71, n. 4, p. 954-986, Outubro-Dezembro, 2020. 33 página(s).
Palavras-chave:
escolas de governo , formação de servidores públicos , modelos de administração pública
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo objetiva analisar qual tendência tem prevalecido, em termos dos modelos de administração pública (AP), na formação de especialistas em gestão pública egressos do curso Gestão Pública Avançada (GPA) da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina (ENA). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e o survey, por meio de um questionário aplicado a egressos do curso GPA. Os dados coletados foram analisados considerando as seguintes categorias: práticas de gestão, papel do servidor, responsividade, funções administrativas, política pública, accountability, interesse público e tipos de coprodução. Entre os principais resultados, observa-se a prevalência dos seguintes paradigmas de administração pública na formação dos egressos do curso GPA: Nova Gestão Pública, nas categorias de análise práticas de gestão, papel do servidor, responsividade, funções administrativas, política pública e accountability; Modelo Burocrático, na categoria práticas de gestão; e Modelos ou Propostas Emergentes nas categorias interesse público e tipos de coprodução. O estudo demonstrou que a formação dos egressos do curso GPA tende a se alinhar, com mais intensidade, às práticas associadas à Nova Gestão Pública, com ênfase na formação técnica em detrimento da formação política. Assim, considerando o objetivo da ENA com o curso GPA, fazem-se necessárias inovações nas práticas de ensino mais afinadas com os modelos emergentes de administração pública. Este estudo pode ser utilizado como subsídio para outras investigações, bem como tais resultados podem servir para o aperfeiçoamento de políticas de formação e capacitação de servidores públicos.