ID: 46779
Autoria:
Dimária Silva e Meirelles, Felix Hugo Aguero Diaz Leon, Luciano Augusto Pereira dos Santos, Rachel Neves Dias Francisco.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 9, n. 2, p. 140-166, Maio-Agosto, 2017. 27 página(s).
Palavras-chave:
Competência tecnológica , Educação a distância , Serviços , Tecnologia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nesta pesquisa o objetivo geral foi identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e de seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a ótica do usuário quanto a do desenvolvedor, pela qual são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência em relação à adoção da tecnologia, e que o desenvolvimento da competência tecnológica ainda se encontra nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala.