ID: 56864
Autoria:
Luciano Gonçalves de Lima, Vânia Maria Jorge Nassif, Marcia Maria Garçon.
Fonte:
Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 4, p. 317-334, Julho-Agosto, 2020. 18 página(s).
Palavras-chave:
agência humana , capital psicológico , comportamento empreendedor , teoria social cognitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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'Objetivo': esta pesquisa teve por objetivo analisar o comportamento empreendedor a partir dos componentes do capital psicológico e da teoria social cognitiva, na perspectiva da agência humana. 'Métodos': foi empregada a pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade, com 21 empreendedores de diferentes perfis. As falas foram interpretadas pela análise de conteúdo e confrontadas com as teorias. 'Resultados': os resultados evidenciam que as ações desenvolvidas pelos entrevistados no decorrer da criação e desenvolvimento do negócio estão alinhadas às características empreendedoras conforme a literatura, sem distinção de gênero, idade ou tempo de atuação. Esses indivíduos expressam suas crenças em comportamentos de autoeficácia, otimismo, esperança, resiliência, intencionalidade, antecipação, autorreatividade e autorreflexão como mecanismos de enfrentamento de desafios e aproveitamento de oportunidades. 'Conclusões': esses achados indicam que as forças psicológicas atuam como elementos fundamentais e de extrema importância para o sucesso do empreendedor, tendo que ser compreendidas no âmbito teórico e gerencial como um elemento de relevância às pesquisas.