ID: 55417
Autoria:
Ana Cristina Ferreira, Fernanda de Aguiar Zanola, Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 17, n. 3, p. 70-90, Setembro-Dezembro, 2019. 21 página(s).
Palavras-chave:
Pesquisa de marketing , Pesquisa qualitativa , Técnica projetiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste artigo metodológico é auxiliar no desenvolvimento de pesquisas, na área de marketing, que prevejam o uso de técnicas projetivas. Para tanto, são descritas partes de um processo de pesquisa, com uso de técnica projetiva, acerca de como a identidade vegana influencia estilos de consumos de modo que produzem uma relação de extensão do self/eu. Buscou-se também fazer um breve histórico e conceituação da técnica projetiva, bem como a operacionalização da mesma, em que foi descrito quando esta técnica deve ser aplicada e os motivos mais condizentes para seu uso. Se torna relevante compreender o uso de técnicas projetivas visto que, embora aparenta simplicidade, a utilização delas, especialmente em marketing, deve ser feita com cuidado, para que os resultados não sejam distorcidos e tendenciosos, visto a dificuldade de se avaliar a validade e a confiabilidade dos testes. Isso porque as técnicas projetivas são usadas quando o objetivo é focar um nível mais profundo do respondente, indo além do nível de consciência do mesmo, sendo, útil, portanto, quando se tem falta de consciência sobre os próprios motivos que levam a determinada ação ou ao consumo, por exemplo. Ademais, descreve-se como a técnica projetiva se constitui, em que se chegou aos seguintes pontos: não há um número de participantes indicado, devendo este ser alcançado por meio da técnica de saturação; quanto a duração as entrevistas podem ser maiores, quando feita em grupo focal, ou menores quando são individuais; o local deve propiciar que a condução da entrevista e aplicação da técnica projetiva sejam feitas sem interrupções e com conforto e privacidade ao participante; o papel do entrevistador é deixar o entrevistado a vontade, ser imparcial e gerar debates; o roteiro de aplicação deve ser elaborado com cuidado para evitar confusão em relação a técnica usada, podendo este ser estruturado ou nãoestruturado, logo, sugere-se a aplicação de um pré-teste como forma de adequar o instrumento de coleta de dados ao problema e aos objetivos de pesquisa; a condução da técnica deve se atentar para o momento inicial de aplicação do exercício projetivo, a aplicação em si e o encerramento. Por fim, algumas limitações, vantagens e desvantagens da técnica projetiva são elencadas. Ressalta-se que não se pretendeu realizar um extensivo detalhamento dos tipos de técnicas projetivas, mas sim fornecer ao leitor uma noção geral que contempla a sua origem, utilidade, forma de aplicação e análise dos dados, efetividade, bem como apontamentos para sua aplicação nas pesquisas em marketing.