ID: 53303
Autoria:
Juçara Haveroth, Alyne Cecilia Serpa Ganz, Ângela Bilk, Márcia Zanievicz da Silva.
Fonte:
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 13, n. 1, p. 110-131, Janeiro-Março, 2019. 22 página(s).
Palavras-chave:
Estudantes de Contabilidade , Lócus de Controle , Resiliência
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: Analisar a relação do Lócus de Controle Interno e Externo com a resiliência, de acordo com as características sociais dos estudantes de Contabilidade. MÉTODO: Os dados foram obtidos por meio de survey, utilizando-se as escalas de Levenson (1973) e Pesce, Assis, Avanci, Santos e Malaquias (2005) para Lócus de Controle e resiliência, respectivamente. A amostra corresponde a 449 estudantes de Contabilidade, de todas as regiões do Brasil, em que 31,63% eram homens e 68,37% mulheres. Para a análise dos dados foi realizada regressão linear múltipla, teste T de Student, teste ANOVA e Coeficiente Alfa, de Cronbach. RESULTADOS: Os resultados demonstram que estudantes de Contabilidade, de maneira geral, possuem altos níveis de resiliência, bem como de Lócus de Controle Interno, o que faz com que tenham um perfil de pessoas determinadas, autoconfiantes e perseverantes frente às dificuldades oferecidas durante o processo de formação no curso de graduação em Ciências Contábeis. Foram encontradas diferenças de níveis de Lócus de Controle e resiliência entre os sexos feminino e masculino, estudantes de instituições privadas, públicas e públicasprivadas e de acordo com o estado civil, sendo que os maiores níveis de Lócus de Controle Interno foram encontrados no sexo masculino, e a resiliência foi maior no sexo feminino. A resiliência não obteve diferença significativa de acordo com o estado civil dos estudantes, porém, o Lócus de Controle Externo foi maior percebido nos estudantes solteiros. Por fim, tanto o Lócus de Controle Externo quanto a resiliência foram maiores para estudantes de instituições públicas-privadas. CONTRIBUIÇÕES: O estudo contribui ao identificar os níveis de resiliência e lócus de controle dos acadêmicos de Ciências Contábeis de acordo com gênero, estado civil, ou até mesmo com o tipo da instituição, fatores estes da teoria de aprendizagem psicológica e social, que possibilitam compreender os critérios que mais afetam as questões como a de permanência do curso.