ID: 53994
Autoria:
Israel Bueno Simões, Carlos Alberto Gonçalves, Márcio Augusto Gonçalves, Shirlei da Conceição Domingos Silva, Elimar Silva Melo.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 12, n. 2, p. 384-401, Abril-Junho, 2019. 18 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Lady Gaga , Marca , Posicionamento , Vantagem competitiva
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Em 2018, a cantora norte-americana Lady Gaga comemora uma década do lançamento de seu primeiro álbum de música pop, The Fame. Há dez anos, o mundo via surgir uma das cantoras mais bemsucedidas e premiadas da nova geração, capaz de bater recordes na disputada indústria fonográfica. Como todo produto tem seu ciclo de vida, a música de Lady Gaga chegou ao seu declínio, mas a cantora soube reagir e manter sua marca competitiva. Nos altos e baixos do mercado, Lady Gaga proporciona uma analogia forte de mudanças de produtos, amalgamando-se para revitalizar seu setor, articulando capacidades internas, reposicionando-se; uma imagem do desafio que muitas empresas enfrentam em reinventar-se. Assim, a partir dessa análise histórica em que a organização é encarada como uma persona, este estudo de caso reflete sobre as estratégias de sobrevivência em um ambiente de mudanças rápidas e que exige, ao mesmo tempo, identidade e adaptação constante. A abordagem é qualitativa e de natureza descritiva, fundamentada em casos reais do mundo corporativo que funcionam como paralelos ao storytelling criado a partir do caso Gaga. Como resultado, é apresentado um modelo conceitual sobre a estratégia de negócio em ambientes competitivos, que agrega diferentes escolas de pensamento da estratégia organizacional e que poderá ser verificado em pesquisas futuras.