ID: 53298
Autoria:
Gilberto José Miranda, Edvalda Araújo Leal, Mônica Aparecida Ferreira, Aline Barbosa de Miranda.
Fonte:
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 13, n. 1, p. 12-28, Janeiro-Março, 2019. 17 página(s).
Palavras-chave:
Ciências Contábeis , Enade , Motivação , Sinaes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: Tendo por bases os pressupostos das abordagens teóricas sociocognitivistas, este estudo teve o propósito de identificar os níveis de motivação dos estudantes de Ciências Contábeis para a realização do Enade, com e sem a oferta de mecanismos de motivação extrínseca. A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de um levantamento feito com 1.082 estudantes de 122 instituições brasileiras. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de um levantamento. Para testar se existiam diferenças significativas entre os níveis de motivação discente, com e sem a oferta de mecanismos de motivação para a realização do Enade, foram utilizados os testes não paramétricos Mann-Whitney e Wilcoxon. RESULTADOS: Foi constatado que os níveis de motivação dos estudantes investigados para realizarem o Enade 2015 são estatisticamente inferiores à motivação que eles têm para fazer o curso de Ciências Contábeis. Os resultados apontaram que a oferta de estímulos, sejam eles registro da nota no diploma; uso da nota para ingresso em pós-graduação; uso da nota para concursos públicos ou para o exame do CFC, como recompensa a esses estudantes, afeta positivamente a intenção (motivação) para a realização do Enade. CONTRIBUIÇÕES: Considerando que o Enade vem se consolidando como uma avaliação em larga escala no Brasil, ajustes que ajudem a tornar o sistema mais acurado são importantes. Os achados da presente pesquisa sugerem que o uso da nota Enade dos alunos em etapas posteriores à carreira universitária poderá servir como estímulo para que se dediquem mais à avaliação, reduzindo a resistência, os “boicotes” e tornando os resultados do exame mais precisos, especialmente no curso de Ciências Contábeis, que é o quarto em quantidade de matrículas no Brasil, e pelo fato de que os discentes estão sujeitos a outra avaliação para o exercício da profissão, o Exame de Suficiência.