ID: 63098
Autoria:
Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Francies Diego Motke, Letícia Lengler, Jeanne Margareth Mainardi, Marcelo Trevisan, Laís Viera Trevisan.
Fonte:
Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 289-308, Janeiro-Junho, 2021. 20 página(s).
Palavras-chave:
Consumo , Sustentabilidade , Valores de consumo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Atualmente é preciso reavaliar o comportamento do consumidor e seus modos de consumo, pois buscando contribuir para um mundo mais equilibrado, com menos desperdício e impacto ambiental, percebe-se uma maior conscientização da sociedade acerca do que se consome. Neste sentido, este estudo possui como objetivo analisar o comportamento de consumo sustentável e compreender as similaridades e diferenças do consumo de produtos verdes de acadêmicos dos cursos de Administração de uma universidade brasileira e outra, espanhola. Para tanto, utilizou-se o método Survey, com uma amostra caracterizada como não-probabilística e por acessibilidade mediante a aplicação de um questionário, que obteve o retorno de 289 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do estudo desenvolvido por Biswas e Roy (2015), o qual aborda a teoria dos valores de consumo, composta pelo valor funcional, valor social, valor condicional, valor ambiental e valor conhecimento. Os resultados obtidos revelam que, tanto para os acadêmicos brasileiros, quanto para os espanhóis, os constructos valor condicional e valor ambiental apresentaram as maiores médias, enquanto o constructo valor social apresentou uma média baixa. Também se observou que, por um lado, os estudantes brasileiros são mais propensos a adquirir produtos sustentáveis por sugestão de seus grupos sociais e que estão mais preocupados com o fato de que a escassez dos recursos naturais ameace o futuro das gerações posteriores. Por outro lado, os estudantes espanhóis são mais dispostos a comprar produtos de empresas que investem em questões ambientais.