ID: 62068
Autoria:
Kelly Luiz dos Santos Rodrigues, Alessandro Silva Oliveira, Marcelo Oliveira Junior, Mozar José de Brito.
Fonte:
Reuna, v. 26, n. 1, p. 1-21, Janeiro-Março, 2021. 21 página(s).
Palavras-chave:
Consumo , Estilo de vida alternativa , Grupo Focal , Minimalismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A sociedade contemporânea, em especial, em economias capitalistas, o consumo tem se tornado cada vez mais, um mecanismo de construção da personalidade dos indivíduos. A literatura científica observa que o consumo exacerbado tem se tornado cada vez mais comum. Consequentemente, seus impactos repercutem nas esferas social, econômica, política e ambiental. Como forma de resposta às práticas de consumo em excesso (ou consumismo), estilos de vida alternativos têm sido adotados pelos indivíduos que se preocupam com os impactos de seu consumo. Entre esses, destaca-se o minimalismo, que é tratado neste artigo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar certas características do consumidor minimalista e apontar alguns aspectos relacionados ao consumo minimalista. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, bem como, em grupos de minimalismo do Facebook, ambos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, observou-se que os consumidores minimalistas, consideram a necessidade da consciência da existência desse estilo de vida; o indivíduo minimalista se questiona constantemente sobre o que tem consumido e reflete sobre o impacto de seus hábitos; o minimalismo é tido como uma opção para aqueles que buscam liberdade e equilíbrio comportamentais. Finalmente, o consumidor minimalista o é, por uma questão de escolha consciente, que independe de sua condição financeira/econômica. Este artigo traz contribuições gerenciais e teóricas.