ID: 30868
Autoria:
Marco Antonio Seifriz, Sônia Maria Guedes Gondim, Marcos Emanoel Pereira.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 16, n. 50, p. 5-24, Janeiro-Março, 2014. 20 página(s).
Palavras-chave:
Imigração , Internacionalização , Pequenas e médias empresas , Redes sociais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A inserção internacional de pequenas e médias empresas (PMEs) vem chamando a atenção acadêmica com o surgimento de novas correntes teóricas da internacionalização, como a abordagem das networks. Há evidências de que redes de relacionamento baseadas em laços de descendência contribuem para a inserção internacional das empresas, sobretudo as de pequeno porte. O estudo quantitativo de corte transversal realizado com 71 PMEs filiadas à Associação Empresarial de Blumenau, município marcado pela imigração alemã, procurou testar o papel preditor dos laços de descendência (conteúdo dos laços e força dos laços) no grau de internacionalização de PMEs. Os resultados sugerem que somente a força dos laços (frequência de contatos com o país de descendência) contribui para a explicação do grau de internacionalização. Limitações do tamanho da amostra impõem cautela na generalização dos resultados.