ID: 63683
Autoria:
Anna Rebeca do Nascimento Bezerra, Mario Rodrigues dos Anjos Neto, Patrícia de Oliveira Campos, Marconi Freitas da Costa.
Fonte:
PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 10, n. 3, p. 1-20, Setembro-Dezembro, 2021. 20 página(s).
Palavras-chave:
Clubes de futebol de Pernambuco , Clubes esportivos , Futebol , Marketing esportivo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivo do estudo: Pretendeu-se por meio deste estudo demonstrar como é realizado o marketing esportivo pelos times do Agreste de Pernambuco. Metodologia/abordagem: Para esta pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual o corpus foi interpretado por meio da análise de conteúdo. Originalidade/relevância: As pesquisas acerca do tema em pauta têm sido desenvolvidas em sua maioria no Sul e Sudeste do Brasil, sendo de natureza quantitativa. Além disso, as estratégias adotadas por clubes locais do marketing esportivo ainda são incipientes na literatura. Por isso, busca-se contribuir ao campo científico do marketing esportivo ao analisar os clubes de um contexto local, mas com trajetória consolidada. Principais resultados: Foi possível notar que o setor de marketing esportivo dos clubes do Agreste Pernambucano ainda se encontra incipiente, especialmente porque eles adotam estratégias limitadas de marketing, apesar de possuírem uma longa trajetória. Contribuições teóricas/metodológicas: Destaca-se como uma das principais contribuições teóricas a exposição da realidade de clubes de futebol que estão à margem dos principais centros futebolísticos do Brasil. Embora esse cenário seja pouco discutido na academia, ele é relevante para o futebol brasileiro. Evidencia-se, nesse sentido, que, apesar de a literatura apontar a figura do fã como central para o marketing esportivo, na realidade estudada o foco reside nos patrocinadores. Diante disso, a relação clube-torcedor parece não ser o foco das estratégias adotadas pelos clubes, mas sim a relação clube-patrocinador. Contribuições sociais/para a gestão: Destaca-se como forma de maximizar as receitas dos clubes a utilização de metodologias de gestão de relacionamento com o cliente a fim de prover estratégias que visem o alcance dos fãs para os reter e atrair novos.