ID: 14994
Autoria:
Maria Carolina Zanette, Carlos Eduardo Lourenço, Eliane Pereira Zamith Brito.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 6, p. 539-550, Novembro-Dezembro, 2013. 12 página(s).
Palavras-chave:
cultura de consumo , estigma , Identidade , moda , varejo de moda
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho estuda o conceito de identidade sob a ótica do consumo
feminino de moda plus size. Foram realizadas 14 entrevistas
fenomenológicas, observadas por uma perspectiva hermenêutica. Três
categorias temáticas emergiram dos dados: a construção da identidade
pela moda, o que envolve ser plus size e estratégias criativas para
lidar com a configuração do portfólio de produtos no varejo, que não
favorece mulheres plus size. Entre os principais resultados, destacam-se
a forma pela qual o termo plus size age como estigma, influenciando os
projetos identitários das consumidoras, o papel do varejo na
estigmatização e a saga quase epopeica das compras, que envolve até um
“mercado negro” com as vendedoras.