ID: 21719
Autoria:
João Antonio da Silva Cardoso, José Rodrigues de Farias Filho, Munique Maria da Silva Cardoso, Ricardo M. Deiro, Ualison R. Oliveira.
Fonte:
Pensar Contábil, v. 9, n. 36, p. 1-12, Abril-Junho, 2007. 12 página(s).
Palavras-chave:
competitividade , gestão da diversidade , inovação , pessoas
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Em um ambiente de grande competitividade que impõe às empresas de contabilidade e auditoria novos desafios e demandas, a produtividade, a inovação e o compromisso social são exigências que estão na ordem do dia, como requisitos para o sucesso e para a sustentabilidade dos negócios. Dessa forma, cada vez mais a diversidade tem sido estimulada pelas organizações, e os motivos vão desde a responsabilidade social até a tentativa de tornar o ambiente mais inovador, pela aglutinação de perfis, formações, raças, orientações, idades, gêneros e experiências diferentes. Há muitas formas trabalhar a Gestão da Diversidade dentro de uma empresa; no entanto, as organizações que implantam esta gestão encontram muitas dificuldades para a sua aceitação, principalmente por causa da falta de envolvimento de todos os funcionários, por falta de ciência deles sobre o assunto e por falta de uma liderança que aprecie e motive a heterogeneidade de culturas e experiências das pessoas. Nossa crença na diversidade cultural como valor para as organizações e para a sociedade, com a possibilidade de maximizar os resultados através de diversos benefícios com sua implantação, bem como as maneiras de implantar esse sistema de forma a minimizar suas dificuldades, nos motivou a realizar a pesquisa sobre o tema em questão.