ID: 9126
Autoria:
Cristiana Trindade Ituassu, Maria José Tonelli.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 6, p. 197-224, Novembro-Dezembro, 2012. 28 página(s).
Palavras-chave:
Construcionismo , Gerencialismo , Instituição , Práticas discursivas , Sentidos do sucesso
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do presente artigo é explorar ambivalências e contradições do conceito de sucesso no contexto do management,
com a difusão de idéias gerenciais logo após a segunda guerra mundial.
Neste contexto, podemos observar, entre outros fenômenos, a prerrogativa
da visão de mercado, o obscurecimento das diferenças ideológicas, a não
separação entre vida pública e privada. Argumentamos que a noção de
sucesso contemporânea está inserida neste contexto. A partir da
perspectiva construcionista, que propõe que a vida social resulta de uma
construção coletiva organizada por práticas discursivas, este trabalho
revisa e classifica artigos acadêmicos nacionais e internacionais sobre
sucesso com o objetivo de mostrar que se trata de uma noção que foi
sendo difundida e incorporada como modelo de conduta na sociedade
contemporânea, em sintonia com os valores disseminados pelo management. A noção de sucesso tem sido explorada por um vasto número de publicações, especialmente aquelas descritas como pop management (WOOD JR e PAULA, 2002), mas também criticada em textos acadêmicos
(PAHL, 1997; TANURE, CARVALHO NETO e ANDRADE, 2007; CHUSMIR e PARKER,
2011). Tal modelo de sucesso, propagado, dentre outros meios, pela
mídia, e visto como uma possibilidade de ascensão e mobilidade social,
ignora questões de gênero e impõe elevados custos pessoais para que
possa ser alcançado. A perspectiva crítica utilizada neste ensaio
pretende (des) naturalizar estruturas sociais descritas como
inevitáveis, mostrar que as discussões sobre sucesso estão cheias de
controvérsias, propor que o sucesso é uma instituição social construída e
assimilada em diversas fronteiras e, ao fazer isso, permitir a
configuração de novos sentidos para o termo.