ID: 3279
Autoria:
Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza, Miguel Juan Bacic, José Maria Ramos Bernardes.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 25, n. 74, p. 35-47, Maio-Agosto, 2009. 13 página(s).
Palavras-chave:
gestão estratégica das compras , redes de relações entre empresas , relações fornecedor/cliente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da função
“compras” para a redução de custos. Apresenta-se o caso de uma grande
empresa, que, ao longo de 14 anos, mudou a forma como era desempenhada a
função “compras”, que passou a adquirir características de natureza
mais estratégica. A trajetória observada foi de uma função de
gerenciamento de pedidos, agindo evento a evento, para o gerenciamento
da cadeia de suprimentos, com o aumento da complexidade das atividades
no setor, o que levou a um reposicionamento na estrutura hierárquica,
principalmente pela potencial capacidade de se obterem reduções de
custos nas aquisições, nos transportes, nos estoques e na armazenagem.
Instrumento importante na execução dessa política foi o foco no
desenvolvimento de relacionamentos na cadeia de fornecimento, em ganhos
de longo prazo pela constituição e preservação de uma rede de
fornecedores, baseados em negociação e em acordos, ao invés da
preocupação com os ganhos em cada operação individual de compra.