ID: 56313
Autoria:
Marcelo Goldstein, Guilherme Ely, Maria Regina Rocha, Marcelo Henrique Ferreira Fontes, Reynaldo Cavalheiro Marcondes.
Fonte:
Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 6, n. 1, p. 93-107, Janeiro-Junho, 2019. 15 página(s).
Palavras-chave:
Custo de transação , solução de problema , telecomunicação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente trabalho visa apresentar a redução das principais fontes de custos de transação de um dos principais fabricantes de equipamentos do setor, com o objetivo principal de redução dos custos de não qualidade, a fim de aumentar sua rentabilidade. Esse problema afeta diretamente o setor de Transportes da empresa, que acaba incorrendo em retrabalhos, gerando custos transacionais desnecessários, pelo não cumprimento de prazos nos contratos. Identificou-se que o problema está no fluxo das informações entre as áreas Comercial, Gerenciamento de Projetos e Implementação, que apresentam assimetria de informações, geradoras de baixa eficiência na execução dos serviços de implementação de equipamentos em campo. Propõe-se a adoção de um Sistema Integrado como alternativa para solucionar a deficiência de comunicação entre essas áreas, para atender à complexidade, dinamicidade e especificidade de cada uma delas, fazendo com que todas as informações necessárias para a realização dos serviços estejam disponíveis para essas três áreas. Até então, o custo de não qualidade vinha sendo reportado periodicamente pela área de Transportes, porém sem a reverberação necessária para tomar a atenção da alta administração. A criação de um projeto específico para tratar deste tema já obteve a aprovação para a sua continuidade, instigando a organização a buscar por outras reduções similares em outras áreas. Este trabalho possibilitou a visão prática dos desafios que a empresa tem vivenciado. Mesmo ainda na fase do projeto, já propiciou decisões para melhoria da qualidade dos seus serviços, visando a aumentar a percepção de valor por parte dos clientes.