ID: 56064
Autoria:
Mario Cesar dos Santos de Carvalho, Sérgio Castro Gomes.
Fonte:
Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 8, n. 2, p. 127-160, Julho-Dezembro, 2019. 34 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho , Práticas de gestão , Restaurantes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Competitividade, desempenho e suas implicações para a estratégia das empresas são questões que continuamente despertam o interesse de pesquisadores da área de administração. Uma das formas de analisar como essas organizações combinam seus recursos, com foco em uma gestão mais efi ciente e efi caz, se dá por meio das práticas de gestão. O segmento de restaurantes, presente em todas as cidades brasileiras, tem sido tema relevante de pesquisa, principalmente pela área de gestão de turismo, lazer e hospitalidade. Belém do Pará, que recebeu o título de cidade criativa da gastronomia pela UNESCO em 2015, se destaca nesse cenário. O presente artigo buscou, então, identifi car os conjuntos de práticas de gestão mais pesquisados na literatura acadêmica recente (2009 a 2018) que possuem aderência ao contexto paraense de gestão de restaurantes. Foram defi nidas quatro dimensões de práticas: gestão estratégica de recursos humanos, gestão de serviços tecnológicos, gestão da interação humana no encontro de serviços e gestão das práticas de sustentabilidade. Após as entrevistas com os gestores, foram identifi cadas as práticas de gestão mais frequentes nos restaurantes pesquisados.