ID: 37357
Autoria:
Mariana Paiva Damasceno, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Cristiana Fernandes de Muylder.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202-230, Junho-Agosto, 2015. 29 página(s).
Palavras-chave:
EaD , Educação à distância , Educação superior , Fatores críticos de sucesso , Produção científica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A educação à distância (EaD) vem se revelando como uma significativa tendência na esfera educacional, principalmente na educação superior. A modalidade já não é novidade no mundo educacional, uma vez que os primeiros registros de sua utilização foram identificados em 1728, por meio de um curso por correspondência na cidade de Boston nos EUA. Contudo, a palavra que se instala no auge na atualidade da EaD é a “interação”, que se torna possível mediante as tecnologias de comunicação, cada vez mais fluentes e eficazes. Hoje, já se é possível falar, inclusive, em interação em tempo real, proporcionada pelas videoconferências, por exemplo, em que pessoas, espacialmente separadas, assistem a uma aula de forma síncrona. Dessa forma, as instituições de ensino que a ofertam precisam estar atentas à melhor maneira de agir com relação a seus alunos e aos processos organizacionais. O objetivo deste estudo consiste em investigar a produção científica no campo da Administração acerca do tema educação à distância, bem como identificar os modelos de fatores críticos de sucesso desenvolvidos em artigos científicos da área. Neste intuito, apresentam-se os principais conceitos sobre educação à distância. Foram identificados e analisados todos os artigos publicados nos anais de todos os eventos organizados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e os artigos publicados nos periódicos brasileiros da área de Administração com maior pontuação (A1, A2, B1 e B2), conforme a classificação Quali-Capes 2010, sem delimitação temporal, que abordassem questões relacionadas à educação à distância disponíveis em meio eletrônico. Ao final, foram encontrados 71 trabalhos científicos, cujos conteúdos foram classificados segundo os critérios de: distribuição por periódico/evento e anual, natureza da análise, tipo de abordagem, principais técnicas de coleta de dados, fator bibliográfico e identificação dos fatores críticos de sucesso. Tais critérios foram inspirados nos trabalhos de Paiva, Oliveira e Melo (2008) e Riss e Grohmann (2011). Percebeu-se que a EaD ainda desperta um tom de “novidade” no ambiente acadêmico e que necessita de pesquisas que busquem esclarecer melhor os subterfúgios do seu processo, de modo a minimizar suas falhas e barreiras e maximizar os resultados positivos.