ID: 54735
Autoria:
Maria Fernanda Tomiotto, Juliana Nakamura Gallassi, Marlene Marchiori, Luciano Munck.
Fonte:
Gestão e Sociedade, v. 13, n. 36, p. 3114-3145, Setembro-Dezembro, 2019. 32 página(s).
Palavras-chave:
Comunicação , Narrativas , Organizações , Sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A sustentabilidade resultante de um processo interativo, pautado nas pessoas e suas narrativas, impacta o comportamento organizacional em contextos e espaços-temporais distintos. Este artigo avança ao estudar este fenômeno a partir da perspectiva da comunicação interacional, a qual propõe um olhar processual e dinâmico, propõe a consideração de diferentes visões e inspirações para a construção de sentido sobre a sustentabilidade nas organizações. Assim, questiona-se: de quais maneiras as narrativas da sustentabilidade se manifestaram na comunicação sobre o tema em uma empresa reconhecida como sustentável? Com abordagem qualitativa, descritiva e documental, a unidade de análise, Itaipu Binacional, foi estudada tendo como técnica a análise das narrativas. Buscou-se respostas nas articulações e movimentos registrados nos documentos que contribuíram para a construção da narrativa da sustentabilidade na organização. Identificou-se três momentos, discutidos ao longo do trabalho, que manifestam a narrativa da sustentabilidade organizacional. Apesar das peculiaridades em cada período, identificou-se a predominância de uma orientação para sustentabilidade alinhada a reforma.