ID: 53973
Autoria:
Juliano Reginaldo Corrêa da Silva, Clarissa Carneiro Mussi, Jacir Leonir Casagrande, Mauricio Andrade de Lima.
Fonte:
NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 3, p. 173-186, Julho-Setembro, 2019. 14 página(s).
Palavras-chave:
Autoavaliação Institucional , Avaliação Institucional , Isomorfismo , Teoria Institucional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os meandros que cercam o processo autoavaliativo institucional, das instituições de ensino superior, têm fomentado inúmeras discussões no universo acadêmico. Parte da doutrina o vê como uma ferramenta geradora de qualidade, outra parte, enxerga-o como uma ferramenta de controle coercitivo. O objetivo deste estudo foi analisar a incidência dos mecanismos isomórficos na realização dos processos autoavaliativos de uma instituição de ensino superior pública, mais especificamente, no que diz respeito à divulgação dos resultados deste processo. O exame dos dados contidos nos relatórios institucionais, efetivou-se por meio de uma análise estatística descritiva de cunho exploratória, tendo o período de estudo compreendido entre os anos de 2012 a 2016, disponíveis no site da instituição analisada. Os resultados apontaram que o processo de autoavaliação institucional tem indícios de mecanismos isomórficos coercitivos e miméticos, carecendo de maiores estudos para confirmar a incidência dos mecanismos isomórficos normativos. Tendo em vista o percentual de não apropriação funcional dos servidores, docentes e técnicos administrativos educacionais, ter ficado acima dos 40% durante o período de estudo, conclui-se que os mecanismos isomórficos coercitivos e miméticos têm influenciado as etapas de realização e divulgação dos resultados do processo autoavaliativo institucional.