ID: 34755
Autoria:
Suzete Antonieta Lizote, Jeferson Lana, Miguel Angel Verdinelli.
Fonte:
Revista Alcance, v. 21, n. 3, p. 518-537, Julho-Setembro, 2014. 20 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento Intraempreendedor , Fatores Organizacionais , Instituições de Ensino Superior
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Empreendedorismo corporativo traz para as organizações uma nova filosofia de trabalho, em que a capacidade individual de cada empregado pode ser desenvolvida de forma mais eficaz. As corporações que adotam uma cultura intraempreendedora serão eficazes em seu mercado, com inovações empreendedoras e vantagens competitivas. Neste contexto, o presente estudo visa caracterizar o comportamento intraempreendedor entre os funcionários de duas universidades de Santa Catarina, Brasil, vinculando-os em cinco fatores organizacionais: apoio da direção, liberdade no ambiente de trabalho, tempo disponível, incerteza nas tarefas e recompensas. O estudo procura também medir a identidade organizacional para determinar se esta variável é um mediador na relação entre os fatores e o comportamento intraempreendedor. A análise dos dados envolveu o uso da Análise Fatorial Exploratória (EFA), Análise Fatorial Confirmatória (CFA) e Modelagem de Equações Estruturais (SEM), visando avaliar as relações propostas entre os fatores organizacionais. Os resultados mostraram que os fatores são positivamente relacionados com o comportamento intraempreendedor. No que diz respeito à relação entre os fatores e a identidade organizacional, a relação mais forte foi encontrada com o apoio da direção, seguida pela liberdade no ambiente de trabalho. Os outros fatores mostraram uma relação mais fraca com os coeficientes. Finalmente, a hipótese de que a identidade organizacional seja um mediador entre os fatores organizacionais e o comportamento intraempreendedor não foi confirmada. O tema em questão é muito importante para fornecer informações e apoio, ajudando gestores no processo estratégico de tomada de decisão, bem como aumentando o conhecimento das práticas de empreendedorismo corporativo.