ID: 7931
Autoria:
Minelle E. Silva, Ana Paula Machado Corrêa, Carla Pasa Gómez.
Fonte:
Revista de Negócios, v. 17, n. 2, p. 72-90, Abril-Junho, 2012. 19 página(s).
Palavras-chave:
Consumo Sustentável , Inovação , Responsabilidade Socioambiental
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Ao longo dos últimos anos, as evidências das crises ambientais, sociais e
econômicas indicam a necessidade de mudança do paradigma
desenvolvimentista vigente. Nesse contexto e tendo em vista a
continuidade da sobrevivência humana, as ideologias devem ser
substituídas e os padrões de consumo modificados. Para tal, os papéis
dos stakeholders na relação inovação-produção-consumo devem ser
revistos, e atores primordiais como governo, sociedade e empresas devem
assumir suas funções na transformação do paradigma. Na busca do
desenvolvimento sustentável, o presente ensaio foca sua atenção na
empresa e tem por objetivo compreender como a inovação empresarial
fornece suporte para o consumo sustentável. Nesse trabalho os recursos e
processos organizacionais, tais como estratégia, tecnologia, Pesquisa e
Desenvolvimento (P&D), logística, gestão de pessoas e a análise do
ciclo de vida do produto, são tidos como ferramentas operacionais da
inovação para o alcance de um consumo sustentável. Porém, sabe-se que
apenas as inovações socioambientais empresariais não são suficientes
para a promoção do consumo sustentável, é preciso o envolvimento dos
demais atores na busca de um modelo de desenvolvimento sustentável, que
permita tanto o crescimento da economia de forma eficiente, quanto à
equidade social e o equilíbrio ambiental.