ID: 43252
Autoria:
Nadi Helena Presser, Márcio Luís Kroth, Julien Ariani de Souza Laudelino, Phelipe Rafael Alves de Menezes.
Fonte:
Revista Hospitalidade, v. 13, n. 1, p. 198-217, Janeiro-Junho, 2016. 20 página(s).
Palavras-chave:
Hospitalidade , Manifestações dos hóspedes , Meios de hospedagem , Redes sociais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo geral deste estudo é debater sobre a pertinência das redes sociais online no setor da hospitalidade, como recurso de disseminação de informações produzidas pelos próprios hóspedes. Para ilustrar esse fenômeno mais especificamente, buscou-se identificar e representar o conteúdo informacional expresso nas redes sociais, objeto das manifestações emitidas pelos hóspedes dos meios de hospedagem. O locus de análise focou empreendimentos voltados para o lazer, com atendimento às necessidades dos hóspedes em um mesmo espaço. Pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, apontou como o limiar de informação de acesso universal às comunicações trouxe a indústria do turismo a novos níveis de interatividade, dando espaço para a coleta e gerenciamento de uma ampla gama de informações sobre os hóspedes, até mesmo em tempo real. A análise do conteúdo informacional identificou três categorias de manifestações dos hóspedes: os atrativos turísticos, que caracterizam a motivação da viagem, o acesso, que expressa a importância dos recursos e condições de deslocamento, e a hospedagem propriamente dita. Dessas categorias foram extraídas dimensões que as justificam, e a elas foram associados atributos que as caracterizam, relacionados com as opiniões emitidas. Essa representação do conteúdo informacional, no seu conjunto, caracteriza o objeto de gerenciamento dos gestores.