ID: 10568
Autoria:
Nara Idelfonso Souto, Cláudio Márcio Campos de Mendonça.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 5, n. 2, p. 99-108, Abril-Setembro, 2013. 10 página(s).
Palavras-chave:
Exclusão digital , Interatividade , Marketing , TVDI
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A televisão brasileira está passando por uma nova fase de transformações com a introdução do sinal digital no sistema de comunicação. Este trabalho foi conduzido com o objetivo de (1) relacionar as perspectivas dos estudos científicos e do mercado prático paraibano sobre a TV Digital Interativa, no âmbito da exclusão social e novas abordagens do marketing; (2) além de avaliar as possíveis divergências entre o pensamento científico e a abordagem prática sobre a TVDI. Para isso, foi feita uma revisão da literatura sobre o assunto, além de entrevistas de caráter qualitativa com personagens que representam o setor acadêmico e comercial envolvido no processo de implementação da TVDI no Brasil. Os resultados obtidos nessa entrevista evidenciam que o governo federal deve incentivar o interesse da população por esse novo modo de ver a televisão e passar a tratar o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Interativa como uma política pública a fim de combater a exclusão digital existente no país. Além disso, surgem “novas” abordagens para o marketing através da TVDI e com ele, a necessidade que as empresas desse ramo passem por uma reformulação das suas estratégias de venda de produtos e serviços, para se adaptarem às novas perspectivas do mercado geradas pela interatividade.