ID: 62898
Autoria:
Nayara Raquel Silva Marques, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Geison Calyo Varela de Melo.
Fonte:
Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 10, n. 2, p. 120-150, Maio-Agosto, 2020. 31 página(s).
Palavras-chave:
Competências , Expectativa , Problem-Based Learning , Satisfação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa teve por objetivo investigar o nível de satisfação e expectativas dos discentes de disciplinas cursadas com metodologia tradicional versus aprendizagem baseada em problemas do Curso de Ciências Contábeis em relação às competências docentes. Utilizou-se de um questionário autopreenchido, com alunos matriculados a partir do segundo período. A amostra é composta por 175 alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para análise dos resultados, foi utilizado o teste de médias entre os discentes que cursaram disciplinas com metodologia tradicional e os que cursaram disciplinas com Problem-Based Learning (PBL) e ainda o teste t. Os resultados evidenciaram quanto à expectativa que os discentes que cursaram as disciplinas com PBL, mostraram nível maior em relação às competências docentes, quanto à satisfação se mostraram mais insatisfeitos. Com o teste de médias, foi obtida para a maioria das competências listadas, diferença significativa entre a percepção dos alunos que cursaram disciplinas com PBL e os que não cursaram. Os discentes que cursaram disciplinas com PBL, se mostraram mais insatisfeitos com as competências docentes. Dessa forma, a pesquisa contribui para uma possível mudança de conduta dos docentes, tendo em vista que os discentes se mostraram mais insatisfeitos, esperando mais dos seus docentes. Assim como contribui para a literatura em virtude da incipiência de estudos que abordem essa relação.