ID: 11440
Autoria:
Simone Conceição Ramos Castanho, Eduardo Eugênio Spers, Osvaldo Elias Farah.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 7, n. 4, p. 78-98, Outubro-Dezembro, 2006. 21 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor , Custo e benefício , Meio ambiente , Reciclagem
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A industrialização e a mídia induziram um comportamento mais consumista
das pessoas, em que produtos são utilizados e descartados com maior
freqüência e sem muito critério, o que resulta num maior volume de
resíduos depositados no meio ambiente. O consumidor pode interferir
nesse processo escolhendo produtos e serviços que prejudiquem menos o
meio ambiente, ou que possam ser reaproveitados de modo a contribuir
para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade e do planeta.
Esse não-comprometimento com as conseqüências, aliado ao poder de
modificar esse cenário pelo processo de reciclagem, por exemplo, tornam
os consumidores importantes. Embora exista uma busca pelos benefícios da
reciclagem, o custo dessa atividade pode ainda ser considerado alto por
um segmento de consumidores. Este trabalho verifica a propensão do
consumidor em reciclar com base no conceito de valor ou relação
custo-benefício. Foram entrevistados consumidores de um município do
interior do Estado de São Paulo em duas etapas. Na primeira, utilizou-se
uma pesquisa em profundidade para levantar as variáveis percebidas como
de custo-benefício na ação de reciclar. Na segunda etapa foi realizada
uma pesquisa com 124 consumidores. Em relação aos benefícios, os
resultados demonstram que existe uma preocupação com a questão ambiental
no sentido mais amplo. Em relação aos custos, observa-se uma
predisposição no processo final da reciclagem, mas não existe uma
preocupação no momento de aquisição do produto. Sugestões em relação a
decisões estratégias privadas e políticas públicas de comunicação e
educação voltadas ao consumidor foram descritas no sentido de aumentar o
seu consumo consciente.