ID: 32529
Autoria:
Felipe Leal Alves Ferreira, Fernando Antonio Prado Gimenez, Paulo Otávio Mussi Augusto.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 2, p. 70-93, Maio-Agosto, 2014. 24 página(s).
Palavras-chave:
Criação de Nova Organização , Empreendedor , Empreendedorismo , Propriedades das Organizações Emergentes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Katz e Gartner (1988) apontaram a necessidade dos estudos em empreendedorismo se focar nos momentos iniciais da formação de um novo empreendimento, explorando o que denominaram propriedades das organizações emergentes. Dessa forma, este artigo relata os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar como se dá a criação de uma nova organização, enfocando as dimensões propostas por Katz e Gartner (1988). Para isso, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedores da cidade de Curitiba-PR. A análise das respostas foi realizada pela técnica de análise da narrativa e os resultados apontaram, em geral, as seguintes considerações: a) os empreendedores procuram embasamento técnico preliminar para criar sua organização, seja por parcerias ou por aprimoramento pessoal; b) o estudo do mercado, concorrentes e clientes são atividades prioritárias executadas por meio de pesquisas, contatos e reprodução de algumas práticas já institucionalizadas no contexto em que atuam; c) atividades-meio como Marketing e Finanças são prioridade e se resumem em atividades básicas para gestão da empresa; d) o plano de negócios é formalizado, mas não é revisto e atualizado; e) internet e redes sociais são considerados de fundamental importância na divulgação da empresa no mercado; f) os recursos utilizados, em sua maioria, são do próprio empreendedor; g) parcerias e o desenvolvimento do produto e serviço – quando não são reformulados quase que por completo – são atividades constantes, o que denota um aprendizado e aprimoramento contínuos. Sugere-se que, em pesquisas futuras, outros processos de criação de novas organizações sejam acompanhados por um tempo ainda maior para análise das ações dos empreendedores em seus processos de empreender e gerir seus negócios.