ID: 54511
Autoria:
Patricia Loch, Alessandro Carlos Nardi, Ronaldo Bulhões.
Fonte:
Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 5, n. 2, p. 119-128, Julho-Dezembro, 2018. 10 página(s).
Palavras-chave:
Consultoria , Gestão , Microempresa , Planejamento estratégico
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este estudo tem como objetivo elaborar um posicionamento estratégico de mercado em uma pequena empresa atuante no ramo do varejo de materiais de construção, localizada na cidade de Cascavel-PR. Para cumprimento do mesmo foi utilizada as ferramentas SWOT e Matriz BCG, além de entrevistas e visitas que possibilitaram a análise das principais variáveis relacionadas a organização objeto deste estudo. A análise foi pautada na identificação de possíveis ineficiências no processo de gestão, para as quais foram propostas melhorias. Através das forças nota-se que a empresa encontrou o seu diferencial no mercado em que atua, porém, para ampliar as suas vendas necessita de alguns investimentos para melhorar o espaço físico da qual hoje tem disponível. As oportunidades mostram que com um público alvo definido, a empresa localizada estrategicamente em uma área que favorece o acesso desses clientes deve continuar usando isso a seu favor. Ademais, a empresa deve procurar investir na linha de produtos que já possui e aproveitar as oportunidades de crescimento na construção civil. Deste modo, as principais contribuições práticas deste estudo estão relacionadas em apresentar aos empresários possibilidades de ampliar a área de atuação e por consequência, os lucros.