ID: 15993
Autoria:
Paulette Siekierski, Mateus Canniatti Ponchio, Vivian Iara Strehlau.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 15, n. 48, p. 325-342, Julho-Setembro, 2013. 18 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor Itália-Brasil , Estilo de vida , Hábito alimentar
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O principal objetivo deste trabalho é identificar os estilos de vida
relacionados ao consumo de pratos prontos no Brasil e na Itália. Como
objetivos específicos têm-se (1) validar a escala de Bae, Chae e Ryu
(2010) nos contextos brasileiro e italiano e (2) comparar e relacionar
os estilos de vida a características sociodemográficos. Sabe-se que
mudanças no estilo de vida de indivíduos do mundo ocidental têm
aumentado a demanda por conveniência na preparação das refeições.
Consumidores trabalham mais horas, gastam mais tempo no trânsito e
desejam maximizar o tempo de lazer cada vez mais limitado, exigindo,
assim, produtos e serviços que facilitem e apoiem a vida agitada. Para a
pesquisa survey foram coletados dados de 155 consumidores italianos de
Roma e 200 brasileiros de São Paulo escolhidos de maneira não
probabilística por conveniência. Dentre os principais resultados
destaca-se que os romanos valorizam mais as dimensões tradição e saúde,
ao passo que os paulistanos preferem conveniência e sabor. As variáveis
gênero, idade, número de pessoas no domicílio e tipo de família possuem
associação com os estilos de vida, bem como com o consumo efetivo de
pratos prontos. Acredita-se que os resultados apresentados possam ser
relevantes tanto para o desenvolvimento de novos produtos como para o
posicionamento de produtos e marcas atuantes nesses mercados ou, ainda,
para identificar novos segmentos de mercado ou compreender diferentes
gerações de consumidores.