ID: 54533
Autoria:
Juçara Haveroth, Cleston Alexandre dos Santos, Paulo Roberto da Cunha.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 14, n. 3, p. 163-181, Setembro-Dezembro, 2019. 19 página(s).
Palavras-chave:
Afeto Negativo , Afeto Positivo , Desempenho Acadêmico , PANAS
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho teve por objetivo analisar a influência do afeto no desempenho de acadêmicos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, survey e de abordagem quantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário. O estudo foi desenvolvido no final do ano de 2016 e foi composto de 164 acadêmicos do curso de ciências contábeis. Os resultados foram alcançados por meio de testes de estatística descritiva, regressão linear simples e correlação canônica, que revelaram que o afeto tem relação significativa e positiva com o desempenho dos acadêmicos estudados. Os resultados sugerem que os acadêmicos de ciências contábeis indiferente da fase do curso em que se encontram são influenciados pelos afetos positivos de forma moderada e tem baixa sensação de afeto negativo, em média. O teste de regressão linear mostrou que há relação entre o afeto e o desempenho dos acadêmicos de ciências contábeis, evidenciando que quanto maior a presença de afeto positivo, maior é a tendência de o desempenho acadêmico ser melhor. O estudo contribuiu também ao mostrar que as variáveis complementares, dedicação nos estudos, gênero, atuação profissional e reprovação, apresentam relação com o afeto. Como sugestão de novas pesquisas, sugere-se estudo longitudinal, de acompanhamento do curso em todas as fases, de modo a compreender peculiaridades relacionadas a este. Sugerese ainda estudos comparativos entre instituições de ensino superior para entender suas diferenças e contribuir na melhoria do ensino no país em análise, bem como a utilização de outras variáveis e técnicas estatísticas para novas análises e conclusões.