ID: 60253
Autoria:
Thayse Santos da Cruz, Sonia Maria da Silva Gomes, Paulo Soares Figueiredo, Márcio Santos Sampaio, José Maria Dias Filho, José Venâncio Ferreira Neto.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. Ed. Especial, p. 1133-1153, Dezembro, 2020. 21 página(s).
Palavras-chave:
Atitudes quanto à sustentabilidade , Desenvolvimento Sustentável , dimensões do desenvolvimento sustentável , educação em negócios , Educação para a sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
Objetivo: Este estudo teve o propósito de identificar fatores que influenciam as atitudes de indivíduos em prol do desenvolvimento sustentável, em suas diferentes dimensões. Design/Metodologia/Abordagem: Para o escopo do estudo, admitiram-se discentes de cursos presenciais em Administração e Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado da Bahia. Empregou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Para o teste de hipóteses, realizou- se análise de regressão linear múltipla com uma base de dados de 254 questionários. Resultados: Houve evidências de que o conhecimento sobre sustentabilidade influência de forma positiva e significante a atitude discente nas Dimensões Ambientais, Econômicas, Sociais e de Educação. Os resultados apontaram que discentes com concepções políticas de esquerda tendem a apresentar atitudes mais positivas em prol do desenvolvimento sustentável, nas Dimensões Ambientais e Sociais, e que o gênero feminino apresenta atitudes mais positivas nas Dimensões Sociais e de Educação. E, por fim, obtiveram-se indícios de relação negativa e significante da renda familiar com as Dimensões Ambientais e Econômicas. Implicações da Pesquisa: Conceitualmente, neste estudo, uma quarta dimensão de atitudes em relação à sustentabilidade foi incorporada ao tradicional tripé da sustentabilidade, transformando-o em um tetraedro. Implicações Práticas: O significado e a importância dessas evidências são discutidos e podem contribuir para a geração de políticas de educação para a sustentabilidade. Originalidade/valor: O estudo contribui para possibilitar uma melhor compreensão sobre o processo formativo, a consciência, a atitude e os comportamentos em torno das questões de sustentabilidade no campo da gestão, que são relevantes para alcançar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas.