ID: 57422
Autoria:
Pedro Paulo Melo Arantes, Fernanda Maciel Peixoto, Luciana Carvalho, Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias.
Fonte:
InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 15, n. 2, p. 56-71, Maio-Agosto, 2020. 16 página(s).
Palavras-chave:
Cultura , Gerenciamento de Resultados , Governança corporativa
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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'Objetivo': buscou-se investigar se a cultura dos países influencia as práticas de gerenciamento de resultados. O gerenciamento de resultados (GR) foi escolhido como um mecanismo de Governança Corporativa. 'Método': foram escolhidas as proxies de GR de Leuz et al. (2003). Adotou-se as dimensões culturais de Hofstede. A amostra foi composta por empresas listadas, em 2016, nas bolsas de valores do Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia, Peru e Estados Unidos. Este trabalho envolveu análise de regressão para associar as dimensões de cultura com as práticas de EM das firmas. 'Resultados': os resultados apontaram uma relação positiva entre GR e power distance e entre GR e aversão a incerteza. Por outro lado, os resultados mostraram uma relação negativa entre GR e individualismo e entre GR e orientação a longo prazo. Em geral, nossos resultados sugerem que a cultura influencia no gerenciamento de resultados das firmas. 'Originalidade': A literatura de finanças tem tido dificuldade em avaliar quais variáveis podem afetar o desenvolvimento da GC nas empresas e suas peculiaridades em cada país. Também é difícil encontrar variáveis no nível país que sejam comuns a todos os países. Este artigo abre novos caminhos, desenvolvendo indicadores de cultura dos países e agregando variáveis legais e de nível de firma a esses indicadores para avançar no entendimento da GC nas firmas e países. 'Contribuições teóricas': a análise da cultura em nível multi-país é importante para aprofundar a compreensão dos aspectos comuns e das particularidades dos países que podem afetar o relacionamento entre governança corporativa e desempenho ao redor do mundo.