ID: 36322
Autoria:
Gustavo Tomaz Buchele, Pierry Teza, Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur de Souza.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 3, p. 136-170, Maio-Junho, 2015. 35 página(s).
Palavras-chave:
Inovação , Levantamento Sistemático , Métodos Qualitativos , Métodos, Técnicas e Ferramentas para Inovação , MTF-Is
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A inovação tem sido considerada como um elemento essencial para criar vantagem competitiva de longo prazo nas empresas. Porém, estimular e apoiar o processo de inovação ainda é um desafio. Por sua vez, o efetivo uso de métodos, técnicas e ferramentas para inovação pode ser um fator importante para apoiar o processo da gestão da inovação, aumentando suas chances de sucesso. Nesse sentido, o estudo aqui apresentado consistiu de uma análise dos artigos qualitativos empíricos relacionados a difusão e adoção de métodos, ferramentas e técnicas para inovação. Os artigos analisados foram obtidos por meio de um levantamento sistemático realizado a partir de duas bases de dados: Scopus e Web of Science. Esse levantamento sistemático consistiu em sete passos: identificação das palavras-chave; buscas nas bases de dados; filtragem das publicações; padronização; classificação dos artigos; inclusão de publicações relevantes; e análise dos artigos. Como resultado, obteve-se um corpus de dez publicações (nove disponíveis na íntegra e uma somente resumo), nas quais, inicialmente, se identificaram os principais artigos, autores, países e periódicos que mais publicaram e as palavras-chave mais utilizadas. Posteriormente, a partir da análise realizada, possibilitou-se um panorama das pesquisas qualitativas empíricas relacionadas ao tema, dada a importância dos MTF-Is para o processo de inovação das empresas. Destaca-se que ainda são escassos os trabalhos nesta temática com a abordagem utilizada nesta pesquisa, além dos resultados encontrados não serem convergentes. Verificou-se a grande diversidade de métodos, técnicas e ferramentas para inovação utilizados pelas empresas estudadas. Por outro lado, foi possível identificar que a utilização de MTF-Is é importante para aumentar a competitividade e são utilizados principalmente para resolver problemas nas organizações. Observou-se a necessidade de mais estudos com o objetivo de sistematizar a tomada de decisão acerca da escolha de um MTF-I para um determinado contexto organizacional. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa servir de base para pesquisas futuras acerca do tema.