ID: 31208
Autoria:
Camila Viana Almeida, Cíntia Silva, Pamela Centurion, Rafael Marcus Chiuzi.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 2, n. 1, p. 276-291, Janeiro-Junho, 2011. 16 página(s).
Palavras-chave:
Burnout , ensino médio privado , ensino médio público , professores
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo teve por objetivo investigar os níveis da síndrome de Burnout em professores do ensino médio e realizar uma comparação entre os níveis de Burnout entre professores do ensino público e professores do ensino privado. Foram estudados 34 professores de ambos os gêneros que lecionavam em escolas públicas e privadas. O instrumento de coleta de dados foi um questionário auto aplicável contendo questões de caracterização da amostra e o Inventário de Burnout de Maslach em sua versão brasileira, traduzido e validado por Carlotta e Câmara (2007). Os resultados indicaram índices medianos de sentimentos de despersonalização, exaustão emocional e realização profissional. Como conclusão pode ser percebido que os professores do ensino privado apresentaram menores níveis de Burnout em comparação com os professores do ensino público, contudo, a diferença encontrada na população não foi estatisticamente significativa.