ID: 33722
Autoria:
Sérgio Silva Braga Júnior, Rafael Rodrigues Santos, Juliana Santos Carvalho, Gabriele de Paula Silva, Dirceu da Silva.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 8, n. 3, p. 91-104, Setembro-Dezembro, 2013. 14 página(s).
Palavras-chave:
Fatores influentes , Motivação , Produtividade , Satisfação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Norteados pela teoria de Herzberg (LACOMBE, 2005) que estuda fatores higiênicos correspondentes ao ambiente interno da organização, os fatores motivadores no qual, pode estar relacionado à realização, respeito e reconhecimentos, são aspectos intrínsecos as pessoas. Embora não seja possível impor a motivação a determinado ser humano, é possível trabalhar e desenvolver um ambiente propício para agregar e estimular uma satisfação ao individuo e o mesmo passar a produzir melhor. O presente artigo tem como objetivo, verificar como a motivação pode abrir possibilidades para o aumento da produtividade. Assim, como objeto de pesquisa foi selecionada uma empresa do Alto Tietê, localizada em Mogi das Cruzes - SP, onde foi aplicada uma escala com 27 itens relacionados a fatores influentes de motivação, ambiente de trabalho, relacionamento, cultura organizacional e interação. Estes fatores foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais com matriz de estimação por mínimos quadrados parciais. A empresa possui 104 funcionários, sendo que, 78 funcionários responderam a pesquisa. Como resultado, foi possível observar que funcionários motivados tendem a criar um ambiente trabalho de qualidade, pois, interagem e se relacionam melhor e dentro da cultura da organização. Estes fatores, como consequência, possibilitam uma melhor produtividade da empresa.