ID: 15006
Autoria:
Lilian Bambirra de Assis, Ana Paula Paes de Paula, Raquel de Oliveira Barreto, Glauce Viegas.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 14, n. 5, p. 44-73, Setembro-Outubro, 2013. 30 página(s).
Palavras-chave:
Casos de fracasso , Ensino da Administração , Erro construtivo , Estudos de Caso , Pedagogia Crítica
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo,
enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma
provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto
ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo
educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à
capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de
fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma
experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à
metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em
pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas,
complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos
elaborados foram aplicados em diferentes situações de
ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram
avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso
comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas
possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados
apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar
nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é
redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a
disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a
disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos
teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos
de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do
caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se
considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento
crítico.