ID: 233
Autoria:
Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Jarbas Raimundo do Prado Filho, Marli Auxiliadora da Silva, Leonardo Caixeta de Castro Maia, José de Oliveira Neto.
Fonte:
Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 6, n. 3, p. 1-22, Julho-Setembro, 2011. 22 página(s).
Palavras-chave:
comportamento do consumidor , decisão de compra , marketing , serviços de hospedagem , turistas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste estudo, de natureza exploratória e descritiva, analisou-se o processo de decisão decompra adotado por turistas na aquisição de serviços de hospedagem ofertados por pousadasde Paraty-RJ, concentrando-se no processo de decisão de compra e suas etapas:reconhecimento do problema, busca por informações, avaliação de alternativas, decisãode compra e avaliação pós-compra. Como instrumento para coleta de dados, aplicou-sequestionário a 124 turistas. Analisaram-se os dados, usando o software SPSS por meio defrequência e cruzamento de variáveis (crosstabs). Verificou-se que as variáveis — comodidade,grupos de referência, higiene e amigos — caracterizam as etapas do processo de decisãode compra relativas ao reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação dealternativas e decisão de compra, respectivamente. Em relação à pós-compra, o conceito ótimoprevaleceu sobre os demais. No perfil do consumidor, sobressaem os turistas brasileiros, casados, do sexo masculino, com idades entre 21 e trinta anos, com curso superior e rendaentre R$2.201,00 e R$3.400,00.