ID: 44737
Autoria:
Débora Zumkeller Sabonaro, Cleber Zumkeller Sabonaro, Margareth Zumkeller Sabonaro, Fabio Augusto Gomes da Silva, Renan Angrizani de Oliveira.
Fonte:
Desenvolvimento em Questão, v. 15, n. 38, p. 319-342, Janeiro-Março, 2017. 24 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia tecnológica , Gestão ambiental , Sustentabilidade ambiental
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A incorporação de modelos sustentáveis de uso e exploração dos recursos naturais passa a ser visto como um diferencial capaz de gerar vantagens competitivas no contexto organizacional. Deste modo, as empresas têm procurado integrar os princípios e práticas do desenvolvimento sustentável em seu contexto de negócio, conciliando as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade. Este estudo tem como objetivo central conhecer os principais aspectos que norteiam as ações da empresa no sentido da responsabilidade socioambiental como estratégia competitiva. Para isso, inicialmente realizou-se uma revisão da literatura relacionada aos assuntos sobre gestão ambiental e responsabilidade socioambiental. Na sequência foi elaborado um estudo de caso por meio de entrevista e análise documental em uma das principais empresas do setor sucroalcooleiro brasileiro. Os resultados mostram o papel fundamental da incorporação das ações de cunho socioambiental na dimensão estratégica da empresa. A organização pesquisada tem se desenvolvido neste sentido, em que os principais aspectos da gestão econômica do negócio têm incorporado a dimensão socioambiental. Similarmente, o setor sucroalcooleiro como um todo também tem seguido esta direção, em que o correto manejo ambiental dos recursos passa fundamentalmente por uma nova concepção em relação ao gerenciamento de pessoas, tecnologia e processos.