ID: 50026
Autoria:
Renata Barcelos, Élida Souza, Carlos Alberto Gonçalves, Allan Claudius Queiroz Barbosa.
Fonte:
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 8, n. 1, p. 1-24, Janeiro-Junho, 2018. 24 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Empresas familiares , Estudo multicasos , Inovação , Portugal
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho tem por objetivo investigar como a inovação está relacionada às empresas familiares, verificando se a inovação é elemento significativo para o desenvolvimento das empresas familiares, bem como quais tipos de inovações são mais relevantes para a evolução dessas empresas, tendo em vista os contextos interno e externo a elas. Na literatura sobre o tema, há evidências de que a inovação em empresas familiares deva ser tratada de forma distinta da inovação em outros tipos de empresas. A visão preponderante é a de que as empresas familiares possuem maior aversão ao risco, o que não se confirma empiricamente, e que têm demonstrado maior desempenho financeiro quando comparado às firmas não familiares. Em termos metodológicos foi feito um estudo multicasos, junto a oito empresas familiares, sendo quatro brasileiras e quatro portuguesas. A entrevista semi-estruturada e o mapa cognitivo foram utilizados para a coleta e análise dos casos. Os relatos obtidos revelaram um surpreendente peso de construtos relacionados à inovação, identificando o caráter fundamental do fenômeno para as firmas analisadas. Admite-se como principal contribuição desse trabalho, o fato de esclarecer a relevância da inovação organizacional – tanto em estrutura gerencial quanto em governança corporativa – como condição para o sucesso das inovações em produto ou processo, servindo, inclusive, de base para organizações em geral, não necessariamente familiares.