ID: 49612
Autoria:
Renato de Oliveira Rosa, Yasmin Gomes Casagranda, Denise Barros de Azevedo.
Fonte:
Revista de Tecnologia Aplicada, v. 7, n. 1, p. 47-64, Janeiro-Abril, 2018. 18 página(s).
Palavras-chave:
conscientização ambiental , modelo de negócio Canvas , tecnologia social
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a importância de ferramentas e modelos de gestão para o prolongamento dos objetivos de uma Associação sem fins lucrativos. Este negócio classificase como Tecnologia Social atuando em área social, econômica e ambiental, melhorando a qualidade de vida das comunidades. O projeto influencia a comunidade local a se preocupar com o meio ambiente. Utilizou-se a metodologia de análise de modelo de negócio Canvas, que permite o estudo de diversas áreas na organização e à sua interligação: Segmentos de Clientes, Propostas de Valor, Canais, Relacionamento com Cliente, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades Chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custos. Procedeu-se ainda à análise da componente estratégia, que permite a interligação entre os já referidos parâmetros e o cumprimento da Missão e da Visão. Conclui-se que os modelos de gestão e planejamento são essenciais ao sucesso de qualquer organização, e neste estudo de caso promove o desenvolvimento social no contexto atual de crise e gera consciência ambiental na comunidade buscando opções na geração de renda e diminuição da pobreza.