ID: 61453
Autoria:
Atais Catarina Karpinski, Dieli Cristina Cogo, Ricardo Adriano Antonelli, Alison Martins Meurer.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 15, n. 3, p. 1-25, Julho-Setembro, 2020. 25 página(s).
Palavras-chave:
Ciências Contábeis , Estilo Cognitivo , Letras , Processo Decisório
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A Psicologia Cognitiva tem sido estudada por vários autores com elaboração de teorias visando a explicar o desenvolvimento do intelecto humano. Da mesma forma, o estudo do Processo Decisório tem obtido, gradativamente, destaque nas pesquisas que envolvem indivíduos, grupos e organizações, resultado oriundo da exigência de maior eficácia por parte dos tomadores de decisão. Neste contexto, Rutledge e Harrell (1994) indicam a importância do conhecimento pelos profissionais contábeis de como são as tomadas de decisões e os aspectos que as influenciam, fomentando-se os dados gerados pela Contabilidade. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos acadêmicos de diferentes Estilos Cognitivos quanto às fases do Processo Decisório. Os dados foram coletados por meio de questionário, buscando-se identificar o grau de importância e o tempo gasto no processo de tomada de decisão, além de identificar o Estilo Cognitivo de cada indivíduo, utilizando-se do instrumento Cognitive Style Index (CSI) de Allinson e Hayes (1996). A amostra foi composta por 100 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e 86 do curso de Letras. A partir da análise dos resultados, por meio da estatística descrita e da comparação de diferenças de médias, pode-se identificar que 40,3% dos acadêmicos possuem o Estilo Analítico e apenas 2,7% possuem o Estilo Intuitivo. Verificou-se, também, que os acadêmicos de Ciências Contábeis atribuem maior importância nas fases do Processo Decisório, enquanto que os acadêmicos de Letras julgam gastar mais tempo nas fases do Processo Decisório. Adicionalmente, foram realizados testes não paramétricos referentes às questões do Processo Decisório, em que foram identificadas diferenças estatísticas conforme: gênero, idade, período do curso, outra graduação e curso. Ao comparar com o Estilo Cognitivo obteve-se significância estatística apenas em relação ao curso. Os resultados indicam que indivíduos de diferentes estilos atribuem importância de modo diferente quanto ao processo de tomada de decisão.