ID: 62879
Autoria:
Eduardo Guilherme Nuncio, Graziela Breitenbauch de Moura, Ricardo Antonio Beduschi Sacavem.
Fonte:
Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 15, n. 1, p. 176-201, Janeiro-Abril, 2021. 26 página(s).
Palavras-chave:
aprendizagem , caso de ensino , empresa têxtil , exportação , pré-internacionalização
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
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Este caso de ensino descreve a primeira exportação da marca L’unico, e a produção de vestuário masculino adulto da empresa EGN Têxtil após realizar, um plano de reestruturação de seu negócio. O caso se desenvolve a partir do interesse do proprietário Eduardo e da contratação do designer Ricardo para a prospecção da marca para o mercado interno e externo, em virtude das constantes crises cíclicas. A preparação da empresa para exportar dependia do nome da nova marca e da sua aceitação no mercado mundial, considerando os aspectos culturais. O caso real enfatiza dilemas vivenciados pelo proprietário e o designer quando o foco é a primeira exportação, destacando fatores essenciais legais, econômicos, culturais e sociais que deverão ser coordenados, informados e gerenciados quando se trata da préinternacionalização de uma empresa. Também destaca a contribuição das redes de relacionamentos para a prospecção de novos negócios e potenciais parceiros.