ID: 24670
Autoria:
Dulce Márcia Cruz, Ricardo Miranda Barcia.
Fonte:
Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 2, p. 25-35, Agosto, 1999. 11 página(s).
Palavras-chave:
Educação a distância interativa , Integração universidade/setor produtivo , Universidade virtual , Videoconferência
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Este artigo decreve a experiência de dois cursos a distância por videoconferência e Internet oferecidos pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC para a Petrobras e para a Siemmens. Respondendo à demanda do setor produtivo, a criação e administração destes cursos vem incorporando as tendências de flexibilização dos processos produtivos identificados com a etapa do Pós-Fordismo. A análise da percepção dos alunos e professores dos dois cursos mostra que as estratégias pedagógicas utilizadas são fortemente determinadas pelas limitações técnicas e pelo preparo docente para usar a tecnologia. Além disso, o novo modelo ilumina questionamentos não resolvidos no ensino presencial, principalmente aqueles relacionados ao papel do professor como facilitador e não mais como única fonte de conhecimento e informação.