ID: 48171
Autoria:
Edson Costa Filho, Maria Alvina de Araújo Gomes, Rivanda Meira Teixeira.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 5, n. 2, p. 1-29, Janeiro-Abril, 2018. 29 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedorismo Corporativo , Inovação , Setor Público
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo geral deste estudo é analisar ações empreendedoras desenvolvidas no setor público a partir das iniciativas premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Especificamente pretende identificar os ambientes interno e externo das organizações de acordo com o modelo proposto por Kearney, Hisrich e Roche (2008) e sua relação com o fomento da prática inovadora e os respectivos desempenhos organizacionais. Nesse modelo o empreendedorismo corporativo é um processo que tende a facilitar os esforços de uma organização para inovar constantemente e se adequar eficientemente às mudanças que ocorrem tanto no ambiente interno quanto no externo. No tocante à dimensão interna, os componentes são a estrutura/formalização, decisões/controle, cultura, tomada de risco e proatividade. A dimensão externa abrange o ambiente político, a complexidade, a munificência e as mudanças provenientes do ambiente externo ao setor. Para realização deste estudo foi realizada pesquisa documental, tendo como fonte de dados os vinte relatos das ações premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública nos anos 2013 e 2014. De modo geral, observou-se, nos casos analisados, que o desempenho organizacional em âmbito público é consequência de ações que promovem crescimento, desenvolvimento e produtividade. Torna-se necessário, portanto, para o alcance de objetivos e metas planejadas, o suporte das lideranças organizacionais assim como a utilização de recursos diversos, sem os quais são inviabilizadas as ações inovadoras.