ID: 25
Autoria:
Rogério João Lunkes, Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Valkyrie Vieira Fabre, Claudio Marcio de Souza, Claudio Marcio de Souza, Altamir Osni Teixeira, Altamir Osni Teixeira, José Carlos Terres Junior.
Fonte:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 14, n. 2, p. 32-49, Maio-Agosto, 2009. 18 página(s).
Palavras-chave:
ciências contábeis , Controladoria , ensino superior
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem como objetivo principal identificar na região sul do Brasil se as IES atendem a diretriz curricular nacional CNE/CES 10/04 - MEC, para os cursos de ciências contábeis (bacharelado) no que diz respeito à inclusão da disciplina de controladoria em seu projeto pedagógico. O presente estudo se caracterizou numa pesquisa exploratória quantitativa, cujos dados foram coletados mediante acesso no banco de dados no site do INEP e individualmente no site de todas as IES pesquisadas. Através das analises, pode-se verificar que dos 1.082 cursos de Ciências Contábeis existentes no Brasil, 219 estão concentrados na região Sul. Das IES do sul, 195 delas disponibilizam no site a grade curricular do curso de Ciências Contábeis, mediante isso foi possível constatar que 156 IES atendem a resolução. Já com relação à publicação das ementas da disciplina de controladoria das 156 IES que possuem essa disciplina apenas 32 publicam a ementa. De um modo geral pode-se afirmar que a grande maioria das IES do sul do Brasil está cumprindo a resolução do MEC, com destaque para Santa Catarina, sendo o estado mais regular entre os pesquisados, com 100% de disponibilização de grades curriculares, também é o que menos descumpre a resolução do MEC e o que mais publica as ementas através dos sites.