ID: 32590
Autoria:
José Carlos Tiomatsu Oyadomari, Andson Braga de Aguiar, Chen Yen-Tsang, Ricardo Lopes Cardoso, Ronaldo Gomes Dultra de Lima.
Fonte:
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 8, n. 3, p. 309-325, Julho-Setembro, 2014. 17 página(s).
Palavras-chave:
Controladoria , Desempenho , Desempenho da Controladoria , Informações
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os livros-textos afirmam que a área de Controladoria é importante para a tomada de decisão e gestão, e muito embora existam argumentos teóricos favoráveis a considerar o controle gerencial como um recurso que influencia o desempenho organizacional (Henri, 2006), ainda há uma grande carência de estudos empíricos que identifiquem a contribuição da área de Controladoria para o desempenho das organizações. Este artigo se propôs a identificar os relacionamentos entre fontes de informações (Mol & Birknshaw, 2009), desempenho da controladoria, desempenho gerencial e desempenho organizacional, com base em 80 respostas de profissionais de controladoria e finanças de empresas brasileiras. Os resultados, analisados pela técnica estatística Modelagem de Equações Estruturais, indicam que existem associações positivas entre grau de obtenção de informações e desempenho da controladoria, e também que este último afeta positivamente o desempenho gerencial, com subsequente efeito positivo no desempenho organizacional. Os resultados sugerem que uma área de Controladoria, que busca conhecimento nas fontes internas e externas, consegue gerar informações com boa qualidade e no tempo adequado, a um custo compatível e focada em projetos, e consegue atender às expectativas dos usuários. Esses gestores, por sua vez, suportados por uma Controladoria eficaz e eficiente, planejam, controlam e tomam decisões mais assertivas, contribuindo para que a organização atinja satisfatoriamente o principal objetivo da organização. O estudo inova ao relacionar variáveis mais ligadas ao papel da controladoria, além de operacionalizar o construto desempenho da controladoria, com base na visão de acadêmicos e profissionais, mas tem como principal limitação o fato de ser baseado na percepção dos próprios profissionais da controladoria.