ID: 39362
Autoria:
Rosana Kawauche, Almir Martins Vieira, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto.
Fonte:
Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 6, n. 2, p. 1289-1314, Julho-Dezembro, 2015. 26 página(s).
Palavras-chave:
contabilista , habilidades interpessoais , relacionamento interpessoal
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa tem por objetivo analisar a importância das relações e habilidades interpessoais para o contabilista em seu ambiente de trabalho. Serviram de referencial teórico as proposições de Iudícibus, Martins e Gelbcke (2006), Marion (2009) e Sá (2004). Em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com dados coletados por meio de entrevistas em profundidade, baseadas em roteiro estruturado. Os resultados evidenciaram a importância que o relacionamento interpessoal ocupa nas dimensões de atuação do contador, que precisa saber o que fazer com a informação obtida, entender e colocar num formato mais adequado para os seus usuários. Dessa forma, as habilidades interpessoais aprimoram os relacionamentos que favorecem a qualidade das informações, proporcionando aos usuários da contabilidade a visão da situação real da empresa.