ID: 35296
Autoria:
Rosane Maria Seibert, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Roberto Frota Decourt, Clea Beatriz Macagnan, Carlos Alberto Diehl.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 10, n. 1, p. 47-62, Janeiro-Abril, 2015. 16 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento econômico , Consumidores , Ganhos e Perdas , Teoria da perspectiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento econômico de consumidores com conhecimento na área de gestão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário elaborado a partir dos pressupostos do efeito dotação (THALER, 1980), da teoria da perspectiva (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979) e da racionalidade limitada (SIMON, 1983). A amostra foi composta por estudantes da área de gestão de uma universidade brasileira, com algum conhecimento de finanças, considerando a sugestão de Kahneman e Tversky (1984), que consideram existir a possibilidade de comportamento diferenciado pelo conhecimento prévio, no sentido do valor e função utilidade dos bens. Os resultados obtidos e analisados por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva ora confirmam o que preconiza a teoria da perspectiva e o efeito dotação, como nos casos da análise do auto controle, do pré comprometimento, dos custos perdidos, na compra do rádio para as mulheres e nas questões referentes a ganhos e perdas; ora confirmam as expectativas de comportamento diferenciado desse público, como nas questões relativas aos pacotes de viagens, ao corte do gramado, para as mulheres, a atitude em relação à garrafa de vinho e a compra do rádio para os homens. A pesquisa confirma que a teoria da perspectiva continua atual apesar dos efeitos esperados pelo maior acesso aos conhecimentos e aos avanços tecnológicos, reduzindo a assimetria da informação (AKERLOF, 1970; STIGLITZ, 2000) e a melhoria da percepção da realidade para a tomada de decisões.