ID: 11310
Autoria:
Marcio Silva Rodrigues, Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva.
Fonte:
GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 4, n. 3, p. 38-54, Novembro-Dezembro, 2006. 17 página(s).
Palavras-chave:
Consumo , Empresarização , Futebol
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Devido à crescente influência das empresas no mundo de hoje, as estratégias, a linguagem, as técnicas e o lucro, antes dimensões restritas a esse tipo de organização, transbordaram para outros tipos de organizações. Nesse contexto, percebe-se que os clubes de futebol, associados a empresários capitalistas, ao longo dos anos, começaram a tratar o futebol como um negócio. Busca-se, neste estudo, analisar a influência que a noção de empresa (empresarização) exerce em dois clubes de futebol que participaram da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2005 (Figueirense e Internacional). Para realizar esta pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizou-se a técnica de estudo de multi-caso, tendo como unidade de análise o clube de futebol. Os entrevistados foram selecionados por julgamento e os dados, coletados de duas formas: secundários e primários (entrevista semi-estruturada). Com base nos indicadores selecionados, ficou evidente que o Internacional possui um processo de empresarização mais “evoluído” que o Figueirense. Além disso, ao serem influenciados pelo modelo empresarial, esses clubes sofreram profundas modificações, tais como: a alteração da relação clube-torcedor; a modificação da noção de concorrência e a transformação de jogadores em mercadorias.