ID: 16785
Autoria:
Sônia Unikowsky Teruchkin.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 39, n. 1, p. 87-95, Janeiro-Março, 2004. 9 página(s).
Palavras-chave:
estratégias empresariais , globalização , Mercosul , vinícolas brasileiras , vinícolas uruguaias
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste texto são relatados os resultados de uma pesquisa realizada no
Brasil e no Uruguai para identificar as principais conseqüências da
globalização e do Mercosul para as empresas de vinhos nos mercados
internos e externos, o papel do capital estrangeiro no setor e as
principais estratégias adotadas pelas vinícolas diante desse cenário.
Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas em
profundidade com 17 experts na área de vinhos, sendo dez do Brasil e
sete do Uruguai. Os principais resultados encontrados foram: a
globalização e o Mercosul tiveram relevante papel para as alterações
estratégicas ocorridas nas vinícolas de ambos países; a maior
concorrência nos mercados internos dos vinhos importados foi no Brasil
para vinhos finos e no Uruguai para vinhos de mesa; no Uruguai, as
alianças estratégicas com vinícolas estrangeiras foram importantes, em
especial para as exportações; no Brasil, as multinacionais foram
relevantes pela introdução e pela disseminação de inovações de processos
produtivos; as estratégias mais usadas foram a de diferenciação para os
vinhos finos e a de preços para os vinhos de mesa.